[CORREÇÃO] Você saber qual foi o primeiro arranha céu de SP?

Nossa leitora Giovanna, nos alertou que o post abaixo está errado. O primeiro arranha-céu de São Paulo foi o Edifício Sampaio Moreira, inaugurado em 1924.

Localizado no centro de São Paulo, mesmo no meio de vários outros prédios, o Edifício Martinelli ainda mantém todo seu charme. Porém, o que poucos sabem é que este prédio rosado foi o primeiro arranha céu da cidade.

Foto: acervo Estadão

Idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos Fillinger, o Martinelli teve sua construção iniciada em 1922 e terminou apenas em 1934. Com 105 m de altura e 30 andares, foi até 1947 o prédio mais alto do Brasil e da América Latina.

Uma das histórias clássicas desta joia da arquitetura paulistana, é que para provar o quão seguro o novo edifício era, o próprio Giuseppe Martinelli instalou sua residência no último andar. Hoje, a cobertura está aberta para visitação.

 

Edifício Martinelli

Rua São Bento, 405 – Centro – São Paulo, SP

2 Comments

  • Dicas SP disse:

    Olá Giovanna, tudo bem? Muito obrigada pela sua correção. Já atualizamos o post com a sua informação. Realmente, o Sampaio Moreira foi o primeiro arranha-céu de SP.
    bjokas 😉

  • Giovanna disse:

    Acho que o primeiro arranha céu foi o Sampaio Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *