SP 365 #44 – Museu de Arte Sacra

  

Olha aí mais um momento vergonha, nunca tinha ido ao Museu de Arte Sacra! E gente, posso falar? Adorei! Seguinte, não sigo nenhuma religião e, confesso, que tenho um pouco de birra a mais com a Católica. Ok, não vamos entrar em discussão, certo? Só estou explicando a minha surpresa por ter gostado do museu. Mas vamos lá, independente de religião ou qualquer coisa, o que o museu expõe são obras de artes bem interessantes. Inclusive, obras de Aleijadinho! Outra coisa, o próprio prédio que abriga o Museu de Arte Sacra, que é feito de taipa de pilão e pau a pique, é uma relíquia histórica e arquitetônica de São Paulo.

Bom, o acervo do museu se destaca pela variedade de obras que possui. Mas confesso, que minha parte favorita foi a coleção de presépios! Gente, é muito legal! Primeiro, que tem presépios de vários lugares do mundo, inclusive Japão! Não entendi muito bem essa relação do Japão com presépios, mas sei lá, né? Também tem um presépio napolitano gigantesco! Muito lindo! Então, eu não sabia, mas a tradição dos presépios napolitanos, é retratar toda a vila napolitana, com as casas, as pessoas trabalhando, enfim, o dia a dia de uma vila napolitana mesmo. É incrível a riqueza de detalhes! Outra coisa diferente desse tipo de presépio, é que o menino Jesus não nasce numa manjedoura e sim numa construção grega! É meio confuso mesmo, mas quando você olha tudo, é fantástico! Ah! Também tem um presépio baiano lindo demais! Gente, ele também é grande, mas não tão grande como o napolitano, mas ele também retrata o dia a dia na Bahia! Tem a vendedora de acarajé, a roda de capoeira, etc. É muito fofo!

Olha como é engraçado esse negócio de museu, outro dia mesmo, falei aqui no blog sobre minha visita ao Museu do Ipiranga e como foi horrível. O assunto do Museu do Ipiranga é super do meu interesse mas o museu é tão chato que não quero nem ver nada relacionado ao assunto. Por outro lado, o Museu de Arte Sacra, se encaixa justamente na categoria do Museu do Futebol, assunto que eu não gosto, mas o museu conseguiu me conquistar. Agora gente, atenção, o Museu de Arte Sacra não é nada tecnológico como o do futebol. Mas ele é bem explicativo e o acervo interessante.  Taí uma programação diferente para um final de semana. Ah! E aos sábados é de graça. Fica a dica pessoal 😉

Para mais fotos, clique aqui.

Para saber mais sobre o projeto SP 365, clique aqui.

Ah! Só mais uma informação, no Museu de Arte Sacra está rolando uma exposição de fotografias, chamada Luz da Fé, que são fotos de várias manifestações de fé pelo mais. Muito boa! Para mais informações, clique aqui.

 

Museu de Arte Sacra

Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo, SP – (11) 5627-5393 – Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.