SP 365 #286 – Casa do Grito

A Casa do Grito é uma das 12 casas que integram o Museu da Cidade de São Paulo. É chamada assim, pois foi vinculada à cena da proclamação da independência do Brasil na tela “Independência ou Morte” do pintor Pedro Américo. Porém, o documento mais antigo sobre sua origem data de 1884.

Ficou abandonada até 1955, quando passou por uma restauração que procurava aproximá-la da casa representada na tela de Pedro Américo. Nessa restauração foi incorporada uma falsa janela em uma de suas paredes, a fim de torná-la o mais fiel possível à representação artística do pintor. Foi nessa ocasião que o imóvel passou a ser conhecido como “Casa do Grito”.

Em 1975, foi tombada pelo CONDEPHAAT e, em 1981, foi submetida a pesquisas arqueológicas e obras de restauro que procuraram corrigir os excessos das intervenções realizadas ao longo dos anos. Nos anos 2007 e 2008, passou por novo processo de restauração, sendo reinaugurada no dia 7 de setembro de 2008.

A Casa do Grito fica dentro do Parque da Independência e abriga diversas exposições com temas relacionados à cidade de São Paulo. Fica a dica pessoal 😉

Para saber mais sobre o projeto SP 365, clique aqui.

 

Casa do Grito

 

Casa do Grito

Parque da Independência – Ipiranga – São Paulo, SP – (11) 6165-8000 – Mapa

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.