Minha paixão pelo Mosteiro São Bento

Preciso confessar que minha relação com o Mosteiro São Bento começou por motivos bem mundanos, o pão de mel. Pois é, não sou nem um pouco religiosa, mas o fato de ser mega chocólatra me levou a este ponto tradicional do centro de São Paulo.

Muito antes de abrirem a Padaria do Mosteiro nos Jardins, o único lugar para comprar as delícias feitas pelos monges era na igreja do centro. Ok, não acredito que os monges realmente façam alguma coisa, mas acho que a história fica mais divertida assim. Enfim, então sempre passava por lá para pegar o pão de mel, a geléia de damasco, o pão, os bolos… E em cada ida acaba observando um detalhe a mais na construção.

Ah! É bom falar que sempre ia/vou durante a semana, portanto está vazio.

Um dia resolvi ir à tão famosa missa com os cantos gregorianos que acontece aos domingos. Que coisa mais linda. É lotada, então é bom chegar cedo. Mas vale a pena. Toda aquela cantoria, naquele cenário, traz uma calma e uma sensação de bem estar maravilhosa.

Como disse, não sou religiosa, então apesar de linda, não vou à missa, mas continuo sempre passando pelo Mosteiro e antes de passar na padaria, sempre sento um pouco e simplesmente observo a igreja.

E aí, vocês conhecem o Mosteiro São Bento?

 

Mosteiro São Bento

Largo de São Bento, s/n – Centro – São Paulo, SP

 

2 Comments

  • Dicas SP disse:

    Oi Kalinka, tudo bem? Sim, da próxima vez que estiver por SP não deixe de visitar o Mosteiro São Bento. É lindo! E claro, não pode deixar de comer o pão de mel 😉
    bjokas

  • Kalinka disse:

    Que ótima dica! Morei vários anos em SP, mas não cheguei a conhecer o mosteiro por dentro. Com certeza da próxima vez que eu passar pela cidade vou visitar esse lugar, nem que seja só pra comer o pão de mel e admirar a arquitetura. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *