HOPE

É com muito orgulho que essa blogueira aqui que vos escreve, vem falar sobre esse lindo projeto do fotógrafo inglês Sebastian Palmer e que euzinha fiz a producão.

Seguinte, em março/abril deste ano Seb e eu ficamos em uma ocupação ilegal na rua Martins Fontes, centro de São Paulo. Foram 3 semanas que ficamos todos os dias por lá, inclusive dormindo.

Na época, 53 famílias moravam no prédio. Não tem eletricidade, somente à noite, e todos dividiam um banheiro e uma cozinha.

A maioria das pessoas acham que quem mora nessas ocupações ilegais são traficantes, ladrões, alcoólatras… Mas a realidade encontrada por nós foi outra. Encontramos trabalhadores que vieram para São Paulo de diferentes partes do Brasil em busca de uma vida melhor, e aqui trabalham como manicures, cozinheiros, ambulantes e até mesmo um professor.

Apesar da apreensão natural do começo, por parte de alguns moradores, vendo um Alemão (gringo) andando por todos os lados com uma câmera na mão, aos poucos eles foram se soltando e foram bem receptivos.

Nas 3 semanas que ficamos dentro da ocupação, acabamos nos tornando bem próximos dos moradores. Conhecendo suas histórias, muitas delas trágicas, é verdade, mas que apesar de todo esse lado doloroso e da situação em que se encontram, nenhum perde a esperança por uma vida melhor. E foi exatamente essa essência que Sebastian quis capturar no projeto HOPE.

HOPE ficou em terceiro lugar no prêmio IPA Lucies 2013.

Para conferir todas as fotos do projeto HOPE, clique aqui.

Gostaram? Para acompanhar o trabalho de Sebastian Palmer, curtam a página dele no facebook ou visitem o site do fotógrafo para novidades. Fica a dica pessoal 😉

 

SPP0023_05_DIPTY

SPP0023_13b_DIPTY

SPP0023_08c_DIPTY

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *