Confeitaria Artesanal

Algumas pessoas não sabem e outras não se dão conta que existem muitas diferenças entre a confeitaria artesanal e a confeitaria industrial.

11866223_1025733114117075_878105304420455163_n

Há tempos já se sabe que a confeitaria artesanal deixou de ser um termo utilizado para definir quem trabalha em casa, de forma amadora. Sim, ainda existem muitas pessoas amadoras, ou que trabalham em casa, de maneira informal e realizam um trabalho artesanal, e sinceramente acho isso muito válido; certamente não são todas que tem as devidas noções de higiene, regras básicas de manipulação de alimentos, enfim o que realmente é necessário para que se produza e comercialize alimentos com segurança. Porém, existem pessoas trabalhando dessa forma e que seguem as normas e condutas adequadas em todo esse processo, e que tem com louvor seu trabalho reconhecido.

Mas afinal, então, quais as principais diferenças entre a confeitaria artesanal e a industrial? Bom, por definição, a confeitaria artesanal é aquela em que as pessoas produzem produtos em suas casas ou estabelecimentos de portas fechadas, geralmente são produtos vendidos sob encomenda, produzidos conforme a demanda.

Como tenho uma confeitaria artesanal, vou contar pra vocês um pouco do que vivenciamos aqui e porque nos orgulhamos de trabalhar dessa forma: produzimos tudo sob encomenda, porque dessa forma conseguimos garantir para nossos clientes os produtos mais frescos e com um sabor muito mais acentuado; utilizamos produtos industrializados sim (como chocolates, farinha, açúcares), porém não adicionamos conservadores em nossos produtos finais, procuramos ao máximo manter o sabor e processamento mais natural possível dos ingredientes para obter um produto diferenciado; nossos doces não tem exatamente o mesmo tamanho e formato, pois são feitos um a um, mas nem por isso deixamos de seguir um padrão, inclusive esse é um dos requisitos para que os doces saiam daqui para a casa dos nossos clientes, tem que estar perfeito, delicioso, encantador.

Tudo isso é muito diferente da realidade de uma confeitaria industrial, onde as máquinas produzem os doces, que levam muitos corantes e conservantes, para que possam durar bastante tempo nas prateleiras e chegar a tempo na casa dos consumidores. Não são produtos frescos e ao longo do tempo tendem a perder muito em termos de aroma, sabor e textura, ou seja, a qualidade é inferior aos produtos feitos de forma artesanal, sob encomenda para determinada ocasião.

Por isso, temos muito orgulho e adoramos o que fazemos aqui. Transformamos alguns produtos industrializados e doces deliciosos, a pedido de nossos clientes, que sempre recebem produtos frescos, cheios de sabor e muito melhores para a saúde.

Se você quer se certificar do que estou dizendo, prove nossos doces, e depois me diga!
Fica a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.