7 comidas típicas paulistanas

São Paulo é a capital da gastronomia brasileira. Aqui podemos encontrar todo o tipo de comida. Tem comida nordestina, comida árabe, japonesa, libanesa, marroquina, inglesa, peruana, chinesa, italiana, alemã, indiana, polonesa… E até comida paulistana.

Não importa, das barraquinhas de rua aos restaurantes renomados, você sempre acha uma opção para agradar aos paladares mais difíceis.

Acontece que com tanta opção disponível acabamos esquecendo da tradicional culinária paulistana. Sim, São Paulo tem uma gastronomia própria e é deliciosa. Separei 7 clássicos da gastronomia paulista e onde comer. Vamos lá?

 

1. Virado à Paulista

Arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, couve e ovo frito. Prato tradicional paulista encontrado desde 1920, às segundas-feiras nos cardápios dos restaurantes da cidade. Com uma inspiração na comida rural, o Virado à Paulista ficou conhecido como comida simples, mas com quantidade e variedade o suficiente para dar força durante todo o dia de trabalho.

A dica é experimentar o do Sujinho. Simplesmente, incrível.

Onde comer: Sujinho

Endereço: Rua da Consolação, 2063 – Consolação – (11) 3231-5207

 

2. Bauru

bauru

O famoso sanduíche no pão francês com  roast beef, queijo derretido e tomate foi criado no Ponto Chic, quando um cliente conhecido como Bauru, chegou com muita fome no local e pediu para o sanduicheiro Carlos preparar a iguaria. Aí um cliente viu, experimentou, gostou, outro cliente também experimentou… Enfim, o resto é história.

Onde comer: Ponto Chic

Endereço: LargoPadre Péricles, 139 – Perdizes – (11) 3826-0500

 

3. Sanduíche de Mortadela

bar do mane

Tão tradicional, que virou ponto turístico em São Paulo. Diz a lenda, que o famoso sanduíche de mortadela surgiu devido à um cliente que sempre reclamava que seu sanduíche vinha com pouco recheio. Até que um dia, o dono da lanchonete encheu o saco e colocou muito, mas muito recheio. O resultado agradou não só o tal cliente, como todo mundo em geral.

Obviamente, para experimentar essa delícia acompanhada de uma Original bem gelada tem que ser no Bar do Mané no Mercadão.

Onde comer: Bar do Mané

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Mercadão – Centro – (11) 3228-2141

 

4. Picadinho

picadinho

Arroz, feijão, carne cortada em cubos, ovo frito e farofa, o picadinho é sempre uma excelente opção para aqueles dias que tudo o queremos é uma comfort food bem gostosa. Normalmente, é servido às segundas-feiras nos restaurantes de São Paulo.

Onde comer: Lá da Venda

Endereço: Rua Harmoniza, 161 – Vila Madalena – (11) 3037-7702

 

5. Pão na Chapa

pão na chapa

Pão na chapa e café, ou pingado, no copo americano. Quem não ama o café da manhã clássico das padocas de São Paulo? Ok, bem verdade que você pode encontrar pão na chapa e café em outras padarias pelo Brasil, mas não igual aos encontrados por aqui.

Porém é importante ressaltar o seguinte, para saborear o verdadeiro pão a chapa paulistano, tem que esquecer as padarias gourmets. A padaria da esquina, será sempre a melhor opção para servir um aquele pão, prensado no meu caso, embebido na manteiga enquanto você morde entre um gole e outro de café.

Onde comer: na padaria mais próxima de você

 

6. Cuzcuz Paulista

cuzcuz

O cuzcuz paulista, uma receita tipicamente caipira, hoje faz parte do cardápio de vários restaurantes da cidade. Segundo a chef Mara Salles, o cuzcuz paulista evoluiu da refeição dos tropeiros. Nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros costumavam carregar alimentos como farinha de milho, ovo cozido, cebolinha, banha de porco e torresmo, tudo junto numa espécie de lenço, que amarravam e levavam a cavalo. “Desse farnel, o cuscuz evoluiu para a mesa das fazendas, aí já acrescido de outros ingredientes e feito na cuscuzeira de duas partes”, explica a chef. Foi nas fazendas que ele adquiriu ares mais sofisticados, sendo introduzido frango ou peixe de água doce em sua receita. Foi mais para frente que se resolveu adicionar o requinte do camarão. E só há cerca de 40 anos o cuscuz paulista começou a ser feito em fôrma de bolo furada. O motivo, não se sabe. Mas acabou assumindo uma forma compacta, mais parecida com a consistência de uma musseline, diferente do cuscuz original, que desmancha.

Onde comer: Mercearia do Conde

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 217 – Pinheiros – (11) 3081-7204

 

7. Sanduíche de Pernil

sanduiche de pernil

O clássico da madrugada paulistana. O boteco conhecido como Bar do Estadão, no centro, fica aberto 24h e serve o delicioso sanduíche de pernil no pão francês.

Onde comer: Bar do Estadão

Endereço: Viaduto Nove de Julho, 193 – Centro – (11) 3257-7121

 

Fica a dica pessoal 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *