5 livros sobre São Paulo

5 dicas para você se apaixonar por São Paulo através dos livros.

 

1. Portas de São Paulo

1

Com fotografias que procuram revelar os detalhes de portas de edifícios históricos do centro paulistano, esta publicação traz textos do arquiteto Nelson Dupré que situam as edificações e suas portas de acesso no contexto histórico da cidade, classificando-as também de acordo com os estilos arquitetônicos. Na introdução, Dario explica a ideia do projeto, um par de décadas atrás, quando diariamente visualizava essas portas ao transitar pelo centro para encontrar sua mulher. A emoção daquela época de paixão foi despertada pela busca de um amigo por alguma publicação sobre portas que pudesse ser referência para um trabalho de marcenaria, quando concluiu que não havia obra do gênero em português. Foram dez meses de trabalho, primeiro os passeios, depois a avaliação, decisões, sessões de fotos e a edição.

 

2. São Paulo, cidade invisível

2

Os textos deste livro falam sobre São Paulo com grande lirismo. O puro encantamento dessa prosa não é, entretanto, tudo o que o livro de Marcílio Godoi tem a nos propor. Trata-se de montar, em cada cena, em cada personagem, que passa diante de nossos olhos, não pequenas ‘jóias’ da literatura urbana, mas pequenas e precisas bombas-relógio. É preciso esperar até as últimas linhas de cada texto para perceber que, sob uma corrente extremamente controlada e poética, uma inquietação crítica o organizava sutilmente. O humanismo deste livro se afirma numa espécie de precisão calma do olhar, sempre solidário, mas que não cede nunca a efusões superficiais. É o humanismo de um verdadeiro artista.

 

3. Repaisagem São Paulo

3

O livro ‘Repaisagem São Paulo’ reúne 30 montagens fotográficas em preto e branco que mesclam imagens da cidade de São Paulo. Cada montagem foi produzida a partir de duas fotografias de um mesmo lugar da cidade – uma antiga, coletada em arquivos de imagem; e uma atual, produzida pelo autor. O resultado são as ‘repaisagens’ – imagens que unem elementos de dois tempos diferentes da história de São Paulo.

 

4. São Paulo em vinte artistas

4

Ilustrações, pinturas, colagens e fotografias. Com a proposta de mostrar o trabalho de jovens criadores, todos na faixa entre 25 e pouco mais de 30 anos, ‘São Paulo em Vinte Artistas’ reúne obras desses talentos que fazem sua leitura particular da cidade. Convidados pelo organizador da obra e pelo grupo Coletivo Base-V, não houve nenhum tipo de briefing; os artistas e grupos reunidos tiveram como única recomendação retratar São Paulo à sua maneira.

 

5. Carlos Moreira – São Paulo

119156766_1gg

O livro ‘Carlos Moreira – São Paulo’ reúne um extenso ensaio fotográfico sobre a cidade de São Paulo, realizado pelo fotógrafo nos últimos 50 anos. Mais de 100 imagens, em cor e em preto e branco, dos anos 60 até os dias de hoje, compõem a obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.