5 casas famosas para visitar em SP

São Paulo serviu de casa para diversos arquitetos, pintores, escultores… Artistas que deixaram sua marca eternizada na cidade em forma de construções.

E para nossa felicidade, grande parte dessas casas estão abertas a visitação. Hoje, transformadas em museus, fundações ou mesmo preservadas como casas, são redutos que contam um pouco da história da cidade.

 

1. Casa de Vidro

casa de vidro

A casa que já foi residência da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, responsável por projetar o Masp, possui uma floresta particular e trilhas decoradas com pedras. Conhecida como A Casa de Vidro, é um marco na arquitetura brasileira.

Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi 

 

2. Casa Modernista

casa modernista

A Casa Modernista é a primeira obra da arquitetura moderna implantada no Brasil. Com projeto do arquiteto Gregori Warchavchik, foi projetada para abrigar a residência do arquiteto e Mina Klabin, sua mulher e filha de um industrial da elite paulistana. A casa gerou forte impacto nos círculos intelectuais e na opinião pública em geral, com a publicação de artigos em jornais dos mais diversos espectros políticos, favoráveis ou contrários à nova orientação estética proposta.

Endereço: Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana – (11) 5083-3232

 

3. Fundação Ema Klabin

fundação ema klabin

A casa, com cerca de 900 m² de área foi projetada pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker, em meados dos anos 1950, para abrigar a crescente coleção reunida por Ema Klabin. A construção mistura elementos clássicos com elementos modernos, inspirados no Palácio de Sanssouci, em Postdam, na Alemanha.

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – (11) 3897-3232

 

4. Casa Mário de Andrade

casamario de andrade

Desde 1990 a casa em que Mário de Andrade viveu de 1921 até sua morte, em 1945, é aberta ao público e abriga a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, onde são ministrados os cursos nas áreas de literatura e texto.

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – (11) 3666-5803

 

5. Museu Lasar Segall

museu lasar segall

A Antiga residência e ateliê do artista lituano, naturalizado brasileiro em 1927, foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, em 1932 e após seu falecimento, foi transformada em um museu. A casa abriga um acervo de 3.119 trabalhos originais de Segall, incluindo esculturas, desenhos, gravuras e pinturas.

Endereço: Rua Berta, 111 – Vila Mariana – (11) 2159-0400

 

Fica a dica pessoal 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.