1 dia em SP – Luz

O que era apenas um pântano, se transformou em um dos bairros mais importantes da região central da cidade de São Paulo. Seu surgimento se deu em 1600, quando Domingos Luiz e sua esposa Ana ergueram ali uma pequena capela em homenagem a sua santa de devoção, Nossa senhora da Luz, e assim ficou definido que aquela região de chamaria Bairro da Luz.

Hoje, ali se encontram algumas das mais importantes construções e museus da cidade de São Paulo.

 

Roteiro pelo bairro da Luz 

 

1. Mosteiro da Luz & Museu de Arte Sacra

mosteiro da luz

Fundado por Frei Galvão em 1774, é considerada a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII da cidade de São Paulo. Aqui também são confeccionadas e distribuídas as famosas pílulas do Frei Galvão. O local também abriga o Museu de Arte Sacra, que possui um representativo acervo do patrimônio sacro brasileiro.

Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz – (11) 3311-8745

 

2. Batalhão Tobias de Aguiar

batalhão

Atualmente, é o batalhão da ROTAS. Construído entre 1888 e 1892, possui projeto de Ramos de Azevedo e inspiração na arquitetura militar francesa.

Endereço: Av. Tiradentes, 440 – Luz – (11) 3315-0188

 

3. Parque da Luz

parque da luz

O Parque da Luz é o parque público mais antigo da cidade. Vale a pena caminhar pelos jardins e apreciar as esculturas. Ah! O parque também conta com um aquário subterrâneo “secreto”.

Endereço: Praça da Luz, s/n – Luz – (11) 3227-3545

 

4. Pinacoteca 

pinacoteca

Um dos museus mais importantes de São Paulo, abriga em seu acervo mais de 100 mil obras de artistas como Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti entre outros. Há um café que serve almoço e comidinhas ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz – (11) 3324-1000

 

5. Estação da Luz & Museu da Língua Portuguesa

estaçnao da luz

O Museu da Língua Portuguesa está instalado numa das construções mais importantes da história da cidade, a Estação da Luz, construída em 1901 e fundamental para o desenvolvimento da economia transformadora da cidade, o café. É o único museu do mundo dedicado a um idioma.

Endereço: Praça da Luz, s/n – Luz – (11) 3322-0080

 

6. Estação Pinacoteca & Memorial da Resistência

estação pinacoteca

A Estação Pinacoteca está instalada nos prédios onde, antigamente, ficavam os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. No térreo se encontra o Memorial da Resistência, que conta a época da repressão política no Brasil.

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – (11) 3335-4990

 

7. Estação Júlio Prestes & Sala São Paulo

estação julio prestes

Construída entre 1926 e 1938 para ser a sede da Estrada de Ferro Sorocabana, a Estação Júlio Prestes fois inspirada nos modelos das estações norte americanas. Hoje, abriga a Sala São Paulo, sede da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a mais moderna sala de concertos do país e com uma das melhores acústicas do mundo.

Endereço: Alameda Cleveland, 236 – Luz – (11) 3367-9500

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.