1 dia em SP – Centro Histórico

Sempre fico chocada ao saber a quantidade de pessoas que moram em São Paulo e não conhecem o centro da cidade. Sim, é verdade. Tenho vários amigos nesta lista. Uma pena isso, pois o centro oferece uma infinidade de programas super bacanas para curtir São Paulo.

Bom,  se você faz parte desta lista, seus problemas acabaram. Fiz um roteiro básico para conhecer o centro de São Paulo. Tenho certeza que você vai gostar!

 

Roteiro Centro Histórico de São Paulo

 

1. Praça da Sé e Catedral da Sé

sé

A Praça da Sé abriga dois locais históricos de São Paulo: o marco zero da cidade e a Catedral da Sé.

No início do século XX não havia um meio de demarcar o início da numeração das vias públicas paulistanas e o monumento do marco zero foi uma das muitas tentativas de fixar uma centralidade material na cidade. A ideia partiu do jornalista Américo R. Netto, em 1921, que pediu ao escultor francês Jean Gabriel Villin para executar o projeto. A estrutura foi tombada em 2007 e faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo.

A primeira versão da igreja, que depois se tornaria a Catedral da Sé, foi construída em 1591, em taipa de pilão, quando o cacique Tibiriçá escolheu o local para abrigar o primeiro templo de São Paulo. A Catedral da Sé como conhecemos hoje teve o início de sua construção em 1913, porém só foi inaugurada em 1954. Possui um órgão italiano de mais de 10 mil tubos, capela subterrânea e cripta, que pode ser acessada em visitas monitoras diárias.

Endereço: Praça da Sé, s/nº – Centro 

 

2. Museu da Cidade

7717085368_0b7fb95ae8_z

O centro de São Paulo abriga a sede do Museu da Cidade, que é formada por um conjunto de imóveis do século XVIII: o Solar da Marquesa de Santos, antiga residência da Marquesa de Santos, que abriga a exposição A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar, que tem como fio condutor a Marquesa de Santos, claro, para bordar São Paulo em meados do século 19. A casa é linda e está toda restaurada; o Beco do Pinto, uma passagem utilizada na época colonial para o trânsito de pessoas e animais e que hoje abriga projetos de artistas contemporâneos; e a Casa da Imagem de São Paulo, instituição voltada à memória da imagem documental da cidade.

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro – (11) 3241-1081

 

3. Pateo do Collegio

pateo

É o berço de São Paulo. Foi neste local que ocorreu a missa de fundação da cidade. Possui um museu que abriga coleções de arte sacra e um restaurante/café no pátio com um jardim delicioso. Vale a pena dar uma paradinha ali para tomar um café e comer um bolo.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro – (11) 3105-6899

 

4. Centro Cultural Banco do Brasil

ccbb

Este prédio de 1927, é um dos meus locais favoritos no centro de São Paulo. Ali funcionou o primeiro Banco do Brasil e hoje, transformado em centro cultural, oferece uma programação excelente que engloba cinema, teatro  e exposições. Também possui um café no térreo e um restaurante no último andar.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – (11) 3113-3652

 

5. Torre do Banespa

torre banespa

Inspirado no Empire State Building de Nova York, o Edifício Altino Arantes, conhecido como Torre do Banespa, foi construído em 1947 e possui 161 metros de altura. No topo possui um mirante que em dias claros, dá para ver São Paulo “inteira”, os prédios da Av. Paulista, a Serra do Mar… O único problema é que ela só fica aberta para visitação durante a semana.

Ah! A visita ao mirante é gratuita e é preciso apresentar um documento de identidade.

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro – (11) 2196-3730

 

6. Mosteiro São Bento

mosteiro

Considero a igreja do Mosteiro São Bento uma das mais lindas de São Paulo. Super charmosa! Pelas manhãs, as missas realizadas ali têm cantos gregorianos, que independente de religião, é linda. Aos domingos fica lotada, então é bom chegar cedo.

Os monges do Mosteiro também são responsáveis pela fabricação de pães, bolos, geléias… que são produzidos com receitas exclusivas e seculares. Logo na entrada, do lado esquerdo, está a lojinha onde é possível comprar os produtos. Não deixe de experimentar o pão de mel e a geléia de damasco, são de comer, literalmente, rezando!

Endereço: Largo São Bento, s/nº – Centro – (11) 3328-8799

 

7. Edifício Martinelli

O primeiro arranha-céu de São Paulo. Inaugurado em 1929, com 30 andares, era o edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos. Na época, a polêmica foi tanta, que seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, construiu sua mansão no topo do prédio para provar que era seguro.

Endereço: Rua Libero Badaró, 504 – Centro – (11) 3104-2477

 

8. Theatro Municipal

Screen Shot 2015-09-17 at 13.58.40

Com projeto do escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911, foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. Inspirado na Ópera Garnier de Paris, o prédio com peças de cristal belga e revestimentos com folhas de ouro, está todo restaurado e é lindo. Hoje, recebe óperas, balés e espetáculos musicais.

Também possui um café, que foi revitalizado pelos irmãos Campana, muito charmoso.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo – Centro – (11) 3053-2100

 

9. Edifício Itália

terraço italia

Inaugurado em 1965 e projetado pelo arquiteto Franz Heep é considerado o segundo maior edifício de São Paulo, com 46 andares e 165 metros de altura. No topo possui um dos restaurantes italianos mais tradicionais da cidade e um bar, os dois com vista panorâmica de São Paulo.

Vale a pena ir no bar no final do dia para ver o pôr do sol.

Endereço: Avenida Ipiranga, 344 – Centro – (11) 2189-2929

 

10. Edifício Copan

copan

Projetado por Oscar Niemeyer, o Copan com sua forma de “S” é considerado um ícone da arquitetura paulistana. É a maior estrutura em concreto armado do país e abriga mais de 2 mil moradores, além de lojas, cafés e restaurantes.

Aproveite para finalizar o passeio no Bar da Dona Onça, localizado no térreo do Copan.

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Centro

 

 

 

Fica a dica pessoal 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.